Conheça as três fases dos exames laboratoriais - PEBMED

2021-12-31 18:24:50 By :

Ótimo, agora revise seus dados e preencha o que estiver em branco para iniciar o download

Clique o botão abaixo para iniciar o seu download

Home / Clínica Médica / Conheça as três fases dos exames laboratoriais

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Caso tenha interesse em mais conteúdos e cursos voltados para residência médica, conheça a Medcel, o site parceiro da PEBMED

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Como sabemos, os resultados dos exames laboratoriais são de fundamental importância para a prática médica diária, em todos os níveis de atenção à saúde. Estima-se que por volta de 70% das decisões e diagnósticos médicos são realizados tomando-se como base os testes de laboratório. Resultados laboratoriais incorretos podem causar sérios danos ao paciente e à saúde pública em geral, na medida em que levam a diagnósticos e condutas médicas equivocadas.

Diante desse cenário, mostra-se imprescindível o conhecimento das fases dos exames laboratoriais, e as possíveis não conformidades em cada uma delas. Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o erro laboratorial pode ser definido como a “falha de uma ação planejada que não se completou como foi proposta, ou o uso de um plano incorreto para alcançar uma meta, que pode ocorrer em qualquer parte do ciclo do laboratório (desde o pedido da análise até o laudo de resultado e sua interpretação e a reação aos erros)”.

As etapas dos exames laboratoriais podem ser divididas em três grandes categorias: a fase pré-analítica, a analítica e a pós-analítica.

A fase pré-analítica (que engloba desde a indicação pré-teste, passando pela solicitação/requisição do exame, orientação ao paciente, coleta da amostra biológica, sequência de tubos, identificação, triagem, acondicionamento, transporte, até a entrada do material para a análise em si) vem ganhando bastante importância, já que atualmente é a fase onde se concentra a maior parte dos erros laboratoriais.

Leia mais: Quais exames complementares um serviço deve oferecer?

Além de algumas etapas não serem de influência direta do laboratório, outras dificuldades como a alta rotatividade de funcionários e a falta de treinamento e conscientização dos mesmos, contribuem para esse elevado índice de não conformidades. As potenciais inadequações dessa fase são:

Com o avanço da tecnologia, do controle da qualidade das análises, da informatização, e da automação dos processos, os erros laboratoriais da fase analítica, isto é, àquela que se refere a etapa de execução do exame propriamente dita, foram bastante mitigados. Os erros mais comuns dessa etapa incluem:

Após a coleta e análise dos dados, os exames de laboratório chegam a última etapa, a fase pós-analítica. Assim que o resultado final é extraído do sistema analítico, de forma manual ou informatizada, o laudo é confeccionado e interpretado pelo médico. As principais não conformidades desse processo englobam:

Os laboratórios clínicos devem ser capazes de ter o controle dos processos, com a implementação de indicadores da qualidade e rastreabilidade de todo o ciclo, reduzindo assim as chances de erros. Nas situações em que os resultados forem incompatíveis com a clínica, levando a uma suspeita de não conformidade em alguma etapa do processo, o médico deverá sempre entrar em contato com o laboratório clínico, para que juntos possam esclarecer eventuais dúvidas, iniciar uma investigação, chegando a uma resposta e conclusão adequada.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Conteúdos Relacionados ATS 2021: novidades na abordagem de tromboembolismo pulmonar 16 May. 2021 4 min Podcast Integrado: prevenção ao Suicídio: como detectar fatores de risco? [podcast] 24 Sep. 2021 1 min ATS 2021: síndrome pós-Covid-19 e reabilitação pulmonar 16 May. 2021 3 min ESC 2021: sintomas são importantes na decisão de controle de ritmo de pacientes com FA? 29 Aug. 2021 3 min Autor:

ATS 2021: novidades na abordagem de tromboembolismo pulmonar

Podcast Integrado: prevenção ao Suicídio: como detectar fatores de risco? [podcast]

ATS 2021: síndrome pós-Covid-19 e reabilitação pulmonar

ESC 2021: sintomas são importantes na decisão de controle de ritmo de pacientes com FA?

Pedro Serrão Morales Graduação em Medicina pela Universidade Gama Filho (UGF) • Residência Médica em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial pela Universidade Federal Fluminense (UFF) • Membro titular da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) • Pós-Graduado em Medicina do Trabalho pela Faculdade Souza Marques (FTESM) • Médico Patologista Clínico do Laboratório Morales • Médico Patologista Clínico do Laboratório Central do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP/UFF) • Médico do corpo clínico do Instituto Estadual de Doenças do Tórax Ary Parreiras (IETAP)

Graduação em Medicina pela Universidade Gama Filho (UGF) • Residência Médica em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial pela Universidade Federal Fluminense (UFF) • Membro titular da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) • Pós-Graduado em Medicina do Trabalho pela Faculdade Souza Marques (FTESM) • Médico Patologista Clínico do Laboratório Morales • Médico Patologista Clínico do Laboratório Central do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP/UFF) • Médico do corpo clínico do Instituto Estadual de Doenças do Tórax Ary Parreiras (IETAP)

O que você precisa saber para aprimorar sua gestão clínica

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Caso tenha interesse em mais conteúdos e cursos voltados para residência médica, conheça a Medcel, o site parceiro da PEBMED

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Hepatite C: diagnóstico e manejo

Endometriose e síndrome do ovário policístico

Dicas de como manejar um infarto sem supra de ST

Lúpus em pacientes com SAF primário: os critérios classificatórios devem ser utilizados para diagnóstico?

Quiz: Sindactilia em paciente pediátrico

Quiz: você sabe o nome dessa reação na pele?

Quiz: homem jovem com cicatrizes no pescoço. Qual o diagnóstico?

Quiz: relato de prolapso anal e hematoquezia. Qual será o diagnóstico?

Quiz: Resultados divergentes de proteína urinária. O que será?

Por favor preencha com alguma especialidade.

Enviaremos apenas notificações sobre os assuntos selecionados anteriormente.

Por favor escolha pelo menos uma das opções.

Seu comentário será analisado e publicado em breve, se estiver em conformidade com os nossos Termos de Uso.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar os nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Confira nossa Politica de cookies.

Descubra como estamos fazendo história no cenário da saúde do país.

© Copyright 2021 PEBMED - Todos os direitos reservados