O que é bolor e por que ele é perigoso? - eCycle

2021-12-31 18:23:42 By : Ms. Alice Zheng

Não sabe seu CEP?

Obrigado por entrar em contato com a gente. Em breve retornamos!

Erro no envio do formulário!

Bolor. Imagem editada e redimensionada de Annie Spratt, está disponível no Unsplash

O bolor , também conhecido como mofo , é um termo que se refere a várias espécies de fungos, que normalmente apresentam uma cor preta ou verde. A espécie mais comum é a Stachybotrys chartarum, e costuma surgir em locais quentes e úmidos, como banheiros, cozinhas, privadas, pias, chuveiros, porões e banheiras. Mas o bolor também pode crescer em alimentos, madeira, terra ou papel.

A maioria dos fungos presente no bolor são toxigênicos, o que significa que eles liberam toxinas que podem ser irritantes ou significativamente prejudiciais para algumas pessoas, causando até envenenamento. Chamadas de micotoxinas , essas substâncias químicas tóxicas são produzidas pelo fungo durante sua decomposição de alimentos, na forma de metabólitos secundários, não essenciais para sua manutenção primária, mas capazes de atingir outras espécies.

Esses compostos conferem aos fungos uma vantagem competitiva sobre outros fungos e sobre bactérias presentes no ambiente. Quase todas são citotóxicas, resultando na ruptura de membranas celulares e outras estruturas, ou interferindo em processos vitais como síntese proteica e de RNA ou DNA.

Embora possa ser prejudicial para qualquer pessoa, a exposição ao bolor é especialmente ruim para crianças pequenas. Um estudo realizado com 36 espécies de fungos em 289 lares com bebês de oito meses descobriu que bebês e crianças expostas ao bolor podem ter mais probabilidade de desenvolver asma mais tarde na vida.

O envenenamento por bolor nem sempre pode ser diagnosticado apenas por seus sintomas mais comuns. Pode ser necessária a realização de exames de sangue, testes de alergia e avaliações dos níveis de fungos presentes na casa.

Obtenha um purificador de ar com filtro Hepa (em inglês High Efficiency Particulate Arrestance), pois são capazes de reter esporos de fungos. Cubra-se com roupas de manga longa, máscara, luvas e botas e aplique nas regiões da casa afetada pelo bolor água sanitária ou um agente fungicida. Deixe essas áreas secarem e a água sanitária evaporar antes de retornar ao local e, com um spray contendo duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio diluído em copo de vinagre com dez gotas de três tipos diferentes de óleos essenciais com ação fungicida (pode ser óleo essencial de melaleuca, cravo e alecrim), espalhe a mistura nas regiões afetadas para aromatizar o local. Mas lembre-se: o bolor retornará se não forem removidas permanentemente as condições que predispõem o seu aparecimento, como infiltração, vazamento, falta de luminosidade e ventilação.

Pessoas com asma, alergias ou condições do sistema imunológico são especialmente vulneráveis ​​ao bolor . Mas não é difícil evitar o seu crescimento excessivo, mantendo a umidade interna baixa e o espaço limpo.

Fique atento a pequenos pontos de bolor tome uma atitude rapidamente antes que o crescimento saia de controle.

Se você acha que sua saúde está sendo afetada pela exposição ao bolor , procure ajuda médica, fale com seu alergista.

Adaptado de Healthline, PubMed e Wikipedia

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Não sabe seu CEP?

Obrigado por entrar em contato com a gente. Em breve retornamos!

Erro no envio do formulário!

Solicite um orçamento para a instalação de energia solar e deixe de pagar contas de luz caríssimas. É sem compromisso 😉

Solicite um orçamento e enviaremos as informações sobre preço e formas de pagamento para coleta, descaracterização e destinação ecológica

A coleta seletiva em condomínios se torna, a cada dia que passa, mais necessária, principalmente nas grandes cidades onde as estimativas mostram que a quantidade de resíduos deve aumentar.

Peça um orçamento de neutralização de carbono. Veja como é fácil adotar uma ação de compensação ambiental no seu evento.

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Erro no envio do formulário!

Obrigado por assinar nossa newsletter!

Erro no envio do formulário!

Copyright 2010/2021 – Todos os direitos reservados. Desenvolvido pela Studio Visual

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais